O presente questionário integra o projeto de investigação Women4Digital – Género na paisagem das TIC em Portugal: que lugar para as mulheres?, coordenado pela Professora Doutora Rosa Monteiro (rosamonteiro@ces.uc.pt) e desenvolvido no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com financiamento do PlanAPP e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito do programa Science4Policy (S4P-24) e conta com o apoio institucional da Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI) enquanto entidade que operacionaliza o Programa Engenheiras Por Um Dia.
O projeto visa produzir conhecimento científico atualizado sobre as políticas públicas implementadas em Portugal, desde 2017, para promover a participação das mulheres e combater a segregação horizontal no setor do digital.
A sub-representação das mulheres nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e do digital constitui um desafio persistente em matéria de igualdade de género e de desenvolvimento económico, tendo-se verificado, em alguns indicadores, um agravamento nas últimas décadas. A título exemplificativo, segundo a PORDATA e a DGEEC, a proporção de mulheres diplomadas em TIC passou de 26,6%, em 1999, para 19,9%, em 2022/23.
Assim, este questionário destina-se a recolher informação sobre as perspetivas, práticas, necessidades e recomendações das organizações tecnológicas em Portugal relativamente à igualdade de género nas TIC e no digital. Visa, deste modo, contribuir para a compreensão das dinâmicas organizacionais e identificar propostas de ação que possam informar políticas públicas e práticas institucionais mais inclusivas e igualitárias.
Participação e confidencialidade
A participação é voluntária, podendo ser interrompida a qualquer momento. É possível suspender o preenchimento e retomá-lo posteriormente, através da opção “continuar mais tarde”. O tempo médio de resposta é estimado em 15 minutos.
As respostas são recolhidas de forma anónima e tratadas com estrita confidencialidade, sendo analisadas exclusivamente de forma agregada. Todos os dados serão armazenados em segurança e utilizados unicamente para fins científicos no âmbito deste projeto. Os dados serão conservados durante um período máximo de cinco anos após a conclusão do estudo. Este questionário foi aprovado pela Comissão de Ética do Centro de Estudos Sociais (CE-CES) a 13 de março de 2025.
Durante o período de recolha ativa, os participantes poderão:
- solicitar informação adicional sobre o estudo e o tratamento dos dados;
- requerer o acesso ou a eliminação dos dados fornecidos.
Contactos da equipa de investigação:
📧 women4digital@ces.uc.pt
📧 marianasantos@ces.uc.pt
A sua colaboração é fundamental para o desenvolvimento deste estudo e para o aprofundamento do conhecimento sobre os desafios da igualdade de género na transformação digital.